‘O Hobbit: A Desolação de Smaug’ estreia nesta sexta-feira (13)

Por Marcos Henderson em
‘O Hobbit: A Desolação de Smaug’ estreia nesta sexta-feira (13)

O Hobbit: A Desolação de Smaug” tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (13) nos cinemas e também contará com sessões de pré-estreia na quinta, a partir de meia-noite. Os fãs da trilogia aguardam ansiosamente pelo segundo longa da franquia que dá continuidade ao trabalho feito inicialmente com “Senhor dos Anéis”. 

Apenas um ano depois da primeira parte, intitulada “Uma Jornada Inesperada”, a produção que segue nas telonas é adaptada do livro homônimo do britânico J. R. R. Tolkien. O longa “Lá e de Volta Outra Vez”, terceiro da série, está previsto para 2014, seguindo ritmo acelerado. 

Essa trilogia é adaptada novamente pelas mãos do cineasta neozelandês Peter Jackson, que já dirigiu a franquia "O Senhor dos Anéis". A história é ambientada 60 anos antes dos fatos apresentados na bem-sucedida trilogia anterior.

O filme dá continuidade à aventura de Bilbo Baggins (Martin Freeman), que leva o mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen) em sua companhia, além de treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) em uma missão épica para reivindicar a Montanha Solitária e o Reino perdido de Erebor.

Após sobreviver ao início de sua jornada inesperada, o grupo continua em direção ao Leste, encontrando no caminho o metamorfo Beorn e aranhas gigantes da traiçoeira Floresta das Trevas. Após escapar do cativeiro dos perigosos Elfos da Floresta, os anões viajam para Esgaroth, a Cidade do Lago, e finalmente chegam à Montanha Solitária, onde precisam enfrentar o maior perigo de todos – uma criatura mais aterrorizante que qualquer outra. Uma que testará não apenas o nível da coragem dos aventureiros, mas também os limites da amizade e a sabedoria da própria jornada – o dragão Smaug.

Recentemente, o bicho gigante que dá nome ao filme foi visto reproduzido em escala real em um avião que saiu da Nova Zelândia para Los Angeles. Até então nem os trailers ou teasers do filme faziam a revelação concreta da imagem do oponente principal de Bilbo Baggins na trama, mas na última segunda-feira (2) um Boeing 777-300 da Air New Zealand aparecia com o bicho estampado em sua lateral. 

Criada pela Weta Digital, empresa de efeitos visuais co-fundada por Peter Jackson, a imagem não possui a forma que a maioria dos fãs esperava visualizar, segundo a revista de cinema “Empire Online”. 

“Ver Smaug voar da telona para os céus assim é bem empolgante”, declarou Peter Jackson em entrevista realizada no aeroporto. “Temos orgulho de fazer sua estreia aqui na Nova Zelândia, onde nosso time trabalhou tão duro para trazê-lo à vida.”

Alguns críticos que já assistiram ao novo filme dizem que a parte técnica, em áreas como som, efeitos especiais e maquiagem, especialmente em 3D, supera o primeiro filme.