Ache Belém 2016-11-21T20:17:15

Indígenas participam de sessão de "Martírio", documentário sobre os Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas de 12 etnias são convidadas para exibição de filme sobre a trajetória dos Guarani Kaiowá


  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter
  • compartilhar no google plus
  • compartilhar no whatsapp
Indígenas participam de sessão de "Martírio", documentário sobre os Guarani Kaiowá
Mostra Martírio acontece de 22 de novembro a 01 de dezembro em Belém

“Martírio” é o segundo filme de uma trilogia ainda em andamento, desenvolvido pelo cineasta e documentarista brasileiro Vincent Carelli. Por mais de 30 anos, o artista se debruçou a registrar e acompanhar a jornada dos índios Guarani Kaiowá na retomada de suas terras tomadas pela expansão do agronegócio. O longa de 160’ é inédito no norte do país e vai abrir a programação da Mostra de Cinema da Amazônia 2016, realizada de 22 de novembro a 01 de dezembro em Belém e 8 cidades do interior do Pará.

A première do filme na Amazônia será ainda mais especial pela presença de lideranças indígenas de 12 etnias paraenses, convidados que colocam em debate a disputa e tomada de terras indígenas na Amazônia, um dos maiores problemas sociais que assola o Pará. Os líderes indígenas, organizadores e curadores da Mostra estarão disponíveis para conversar com a imprensa a partir de 18h45, momentos antes da abertura.

A Mostra de Cinema da Amazônia 2016 traz exibições de filmes em salas de cinema de Belém, espaços ao ar livre, como a Praça do Carmo, e nas unidades SESI no interior. Além da programação de cinema, workshops, bate-papos com diretores, matinê infantil e a exposição "Cinemas de Belém" serão realizados com entrada gratuita.

Comentários

últimas